terça-feira, 6 de novembro de 2007

SOCIABILIDADE


O papel mais importante da Internet é a sua contribuição para o novo padrão de sociabilidade baseado no individualismo. No Orkut podemos avaliar a sociabilidade como uma questão de pertencimento, também constata que o usuário pode entrar em contato com amigos, conhecidos, amigos dos amigos e escolher comunidades nas quais o usuário mais se identifica. A sociabilidade via Internet compartilha de alguns pontos dessas teorias, porém possui especificidades que devem ser respeitadas e nos propõem cunhar um novo conceito, o de "sociabilidade virtual". As características desse tipo de envolvimento social são resultantes da principal característica do meio em que a troca comunicativa ocorre: no meio virtual, via on-line.
O objetivo do orkut é oferecer um lugar de encontro on-line estabelecendo novos contatos, encontrar pessoas, conhecer novos amigos. O orkut em relação à sociabilidade possui prós e contras. Um dos momentos positivos é a maior interação com os amigos (o usuário pode mandar mensagens, textos poéticos, lembrar do aniversário, vê fotos recentes e acontecimentos); entrar em contato com pessoas que se encontram distantes.Os pontos negativos é a falta de relacionamento com as pessoas, os usuários comunicam-se mais virtualmente do que pessoalmente.Os usuários tornam-se mais abertos a viverem fantasias, ou seja, criar personagens fugindo do real, alienação, incentivo ao isolamento, não há um contato face a face. Ao invés disso temos uma relação "face à tela" que é intermediada via uma interface visual de relacionamento. Não há troca de olhares, de sutileza e percepção do outro freqüentador. Ao invés disso, há a criação de um espaço com alto grau de interpretação, já que estão anuladas as percepções sensoriais humanas. A interpretação gera o descobrimento do outro. Falta a visão do corpo do outro, falta ouvir o outro, falta sentir o toque do outro e falta cheirar o outro.
A experiência brevemente trazida aqui nos faz refletir sobre a estreita associação que atualmente se processa entre computador/Internet e condutas sociais. Um dos aspectos mais claros está relacionado ao cultivo de um tipo de sociabilidade que podemos denominar como sendo "virtual". Esse conceito surge do encontro de determinadas características. De um lado temos a presença de práticas de sociabilidade ao "modo clássico", sendo mantida pelo encontro face a face (prós). De outro, está presente a especificidade gerada por tal tecnologia: a presença da interface gráfica como mediador do encontro social (contras).

Nenhum comentário: