
FOTOS: Em sua página pessoal é publicada uma foto de apresentação, que poderá ser trocada. Também possui um álbum que para cada foto tem um editor de legendas.
PERFIS: (existem dois tipos de perfis: o social e o profissional; o social mostra dados como: idade, nacionalidade etc; e o profissional que serve para histórico escolar e da carreira. Nesse aspecto, o internauta escolhe quem pode ver os seus dados: só ele, seus amigos ou todo o orkut.
AMIGOS: Somente através de convite é que se pode fazer parte dessa turma. Para ser aceita como amiga, à pessoa deve enviar um convite que pode ser recusado sem que o remetente saiba.
CARAS, CUBOS, CORAÇÃO: O usuário pode categorizar seus amigos através dessa brincadeira: - caras “confiável”, cubos de gelo “bacana” e corações “sexy”. Cada pessoa pode receber até três de cada símbolo, mas não vê que o amigo a avaliou de que maneira.
FÂS: As estrelinhas significam fãs e para se tornar fã de alguém e avalia-lo com caras, cubos e corações é preciso clicar em “friends” e depois em “boock” (boneco com lápis}.
COMUNIDADES: são pessoas que tem os mesmos interesses e que possui discussões e anúncios de eventos. (pode-se buscar as comunidades pelo nome, por alguma palavra contida na descrição) qualquer pessoa pode criar uma comunidade.
TESTEMUNHOS: São depoimentos exibidos na página do perfil do usuário, os scraps (mensagens curtas públicas) que são exibidos em uma página específica. Toda vez que uma mensagem é recebida o internauta recebe uma notificação.
Essas características são tratadas pelas autoras Fernanda Passarelli Halmann e Solange Jobim e Souza como formas de jogos, por exemplo: elas analisam as mensagens como jogos de comunicação; e as comunidades como jogos de identificação, “os jogos orkutianos aqui abordados são apenas algumas das várias possibilidades de usos de linguagem oferecida pelo site”. E acrescentam: “analisar e compreender a dinâmica dos processos de criação espontâneos das narrativas dos jovens na internet é também criar estratégias metodológicas para conhecer os modos de subjetivação e produção de identidades fluidas comuns à contemporaneidade”.
PERFIS: (existem dois tipos de perfis: o social e o profissional; o social mostra dados como: idade, nacionalidade etc; e o profissional que serve para histórico escolar e da carreira. Nesse aspecto, o internauta escolhe quem pode ver os seus dados: só ele, seus amigos ou todo o orkut.
AMIGOS: Somente através de convite é que se pode fazer parte dessa turma. Para ser aceita como amiga, à pessoa deve enviar um convite que pode ser recusado sem que o remetente saiba.
CARAS, CUBOS, CORAÇÃO: O usuário pode categorizar seus amigos através dessa brincadeira: - caras “confiável”, cubos de gelo “bacana” e corações “sexy”. Cada pessoa pode receber até três de cada símbolo, mas não vê que o amigo a avaliou de que maneira.
FÂS: As estrelinhas significam fãs e para se tornar fã de alguém e avalia-lo com caras, cubos e corações é preciso clicar em “friends” e depois em “boock” (boneco com lápis}.
COMUNIDADES: são pessoas que tem os mesmos interesses e que possui discussões e anúncios de eventos. (pode-se buscar as comunidades pelo nome, por alguma palavra contida na descrição) qualquer pessoa pode criar uma comunidade.
TESTEMUNHOS: São depoimentos exibidos na página do perfil do usuário, os scraps (mensagens curtas públicas) que são exibidos em uma página específica. Toda vez que uma mensagem é recebida o internauta recebe uma notificação.
Essas características são tratadas pelas autoras Fernanda Passarelli Halmann e Solange Jobim e Souza como formas de jogos, por exemplo: elas analisam as mensagens como jogos de comunicação; e as comunidades como jogos de identificação, “os jogos orkutianos aqui abordados são apenas algumas das várias possibilidades de usos de linguagem oferecida pelo site”. E acrescentam: “analisar e compreender a dinâmica dos processos de criação espontâneos das narrativas dos jovens na internet é também criar estratégias metodológicas para conhecer os modos de subjetivação e produção de identidades fluidas comuns à contemporaneidade”.
2 comentários:
Achei muito interessante o blog sobre o Orkut, pois tenho um e não sabia muito bem como usá-lo. Através do blog e principalmente da parte características da interface, entendi devido a explicação minuciosa sobre determinados conceitos, o que os mesmos significam, como por exemplo: "Screp", uma linguagem tão falada pelas pessoas que utilizam o Orkut, e através do blog obtive conhecimento que são frases curtas e públicas.
Devido a nossa área pedagógica, achei importante o enfoque dado a questão do Orkut na educação, pois nos dias atuais os alunos conhecem a ferramenta e se relacionam virtualmente, sendo assim, o orkut como foi colocado contribui nas formas de interação, aliando informação transformando-a em conhecimento.
Equipe Edukurt,
os pontos abordados por vocês neste blog são de suma importancia. Através deste compreendo que as ferramentas, e também a interface do orkut, dispostas de forma inovadora, criaram condições para que ele se destacasse como um novo cenário de comunicação social no ciberespaço. Características que possibilitam maior interação e exibição de identidades fizeram do Orkut uma comunidade virtual diferenciada.
Fernanda Quartarola.
Postar um comentário