quinta-feira, 11 de outubro de 2007

APRENDENDO COM O ORKUT


Orkut Buyukkokten, um jovem turco de 29 anos, é o criador do site que foi batizado com seu nome. Trata-se de um analista de sistemas do mais poderoso site de buscas do mundo, o norte-americano Google.
Sua criação, o Orkut.com, é uma ferramenta que se propõe a estabelecer uma rede de relacionamentos na Internet, permitindo que o internauta acesse, com um simples click, uma lista de amigos e conhecidos cadastrados, e outra de fóruns virtuais que tratem de temas de seu interesse.

10 comentários:

kell disse...

A pesquisa que vocês realizaram foi muito boa,coesa,com muita propriedade acerca do tema, possibilitando maiores esclarecimentos aos usuarios e mostrando que o orkut possibilita um trabalho educativo muito enriquecedor como ferramenta pedagógica.

Anônimo disse...

Vamos começar pela apresentação, a cor é muito importante, pois tem que chamar atenção tanto para a página quanto para o tema que está sendo abordado. Esse é o assunto do momento todos só falam de orkut, as baladas, os encontros tudo através do orkut.
De uma visão geral está ótimo, bem criativo e de forma a discutir várias formas de usar o orkut não só para diversão, mas também no âmbito educacional. Andréa Fernandes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu gostei muito da apresentação e da formatação da página sobre o orkut. O trabalho foi muito bom com bases em pesquisas super interessantes e esclarecedoras sobre a funcionalidade e aplicabilidade desta ferramenta da internet. Mostrou-nos que o orkut é um lugar de sociabilidade virtual entre amigos que possuem interesses comuns mais que não tem uma função pedagógica especifica. O trabalho foi bem articulado e visualmente bem estimulador.

Anônimo disse...

Penso ser muito interessante esta nova ferramenta da Internet na atualidade afinal, o corre-corre do dia-a-dia, às vezes, nos impossibilita de entramos em contato com aqueles que mais amamos. Sendo assim, participar de uma comunidade em que a rede de relacionamento nos faz cada vez mais "pertencer" ao universo do outro é algo inovador, interessante. Outro aspecto que me chamou a atenção foi o fato de o Brasil ter superado os Estados Unidos em número de usuários. Isso prova que o brasileiros são pessoas "antenadas" atentas ao que está acontecendo no Brasil ou fora dele. Em relação aos resultados desta nova forma de comunicação vejo que existe pontos positivos e negativos envolvidos no processo, a saber: pontos positivos, o grande número de pessoas que é possível manter contato, compartilhar experiências de vida, trocar fotos enfim, tudo que nos faz sentir bem como aos outros também. Já aos pontos negativos considero a falta do contato direto com as outras pessoas que não estão conectadas, o não poder ver nos olhos do outro o que sente, o não tocar no corpo daquele que temos amizade e carinho, ou seja, parece que fica faltando alguma coisa quando não é possível o contato direto. Contudo, o Orkut é uma grande invenção dos últimos tempos que nos faz entender que no mundo existem milhares de pessoas com objetivos comuns, gostos e preferências.

Lidia Soares.

Anônimo disse...

Quero ressaltar que desde que acessei o blog o achei muito bem estruturado. As meninas realizaram uma explicação bastante detalhada sobre como o orkut funciona e demonstraram-se imparciais ao escreverem os prós e contras em relação a sociabilidade no orkut, já que poderiam escrever apenas o lado positivo.
Foi muito oportuno o comentário sobre sua utilização padagógica quando transcreveram a afirmação da educadora de que: " é preciso que os professores explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem e que cabe a ele direcionar sus aulas".

Anônimo disse...

Fazendo uma análise do blog de vocês, achei que as postagens ficaram muito bem organizadas,os conceitos que foram utilizados do OKUT continham um explicação, simples e clara. Pois, isto é muito importante para quem acessa e ler e faz dessa leitura, um leitura de boa compreensão.
A cor da fonte poderia ser te um tom mais escuro, porém vocês estão de parabéns!!!
Um outro ponto positivo foi que vocês destacaram no final do blog de vocês a pessoa que criou o ORKUT.Isto é muito importante.
Outro aspecto a qual vocês comentaram de grande relevância, é a importância da linguagem, porém se vocês observarem o contexto diário dos educadores de hoje e da própria sociedade que evolui, é muito difícil conseguir dominar este código virtual. Pois a cada dia que passa os internaltas cada dia cria um código na linguagem diferente. Ainda é impossível dominar esta linguagem, mas tentar supera-lá.
Patrícia Ferreira

Anônimo disse...

Achei muito legal o blog apresentar uma pesquisa que mostra o comportamento dos adolescentes frente a esta atual tecnologia de comunicação. Outro fator interessante foi que vcs colocaram dicas de atividades escolares que podem ser exploradas. É muito bom que se desenvolva esse tipo de abordagem, pois ainda são muito presentes as más críticas ao orkut. É preciso que se veja o lado bom que isso pode oferecer, afinal, como vcs mesmas publicaram, não tem como o professor ficar fora desse domíno dos alunos, cabe então o professor saber direcionar as aulas. E quanto ao pais, moderar isso em casa.
Outra coisa que ficou muuuuuito legal é com relação à curiosidade que vcs publicaram no final da página onde explica um pouco sobre o criador do orkut. Parabéns a esse ítem! E o conteúdo em geral foi de fácil compreensão.
Aluna: Gabrielle Oliveira

Anônimo disse...

Para mim que não utilizo e nem sei o direito o que é orkut, ficou muito claro o que vem a ser essa ferramenta, pois abordaram o tema de maneira clara, além de mostrar que por mais que sua utilização seja para divertir é possível utiliza-lo na educação também. Muito bom.

Bia Martins disse...

O trabalho está bem feito, ficando evidente a dedicação do grupo em construir uma pesquisa analítica sobre o Orkut. Os links externos para blogs também estão muito interessantes.
Faço uma ressalva quanto ao conteúdo: ao afirmarem que "os usuários comunicam-se virtualmente mais do que pessoalmente", vocês precisariam basear essa afirmação em alguma pesquisa, já que o texto de Manuel Castells, indicado para leitura, contradiz essa idéia. Segundo ele, referindo-se a pesquisas empíricas, os usuários da Internet são ativos socialmente nas relações face-a-face, por vezes até mais do que os não usuários. Então, para afirmar o contrário vocês deveriam ter buscado pesquisadores, textos, que embasassem sua argumentação.